Arões – Orago S. Simão

Arões, é uma Freguesia do Concelho de Vale de Cambra, com uma área de 41 km2 e cerca de 1550 habitantes.

Situada no extremo sudeste do Concelho, Arões serve de limite aos Concelhos de Sever do Vouga, Arouca, S. Pedro do Sul e Oliveira de Frades e separa os Distritos de Aveiro e Viseu.

A Freguesia de Arões é composta pelos seguintes lugares:

Arões, Salgueira, Chão do Carvalho, Mouta Velha, Carvalhal do Chão, Felgueira, Covo, Agualva, Lomba, Cabrum, Paraduça, Ervedoso, Cabeço Velide, Casal Velide, Souto Mau, Lameiras, Campo de Arca, Cercal, Fonte Pereiro, Mochões, Macieiras, Quinta do Barco e Quinta da Corguinha.

Estendendo-se pelas encostas da serra da Gralheira, estes lugares conferem à paisagem, espontaneamente agreste, um toque humano.

Pertencendo ao Distrito de Aveiro, Arões está estrategicamente colocada entre Porto e Viseu, o que já na idade média, não terá desmerecido o olhar Romano.

A antiga Freguesia de S. Simão de Arões, era abadia da apresentação dos condes da Feira, passando mais tarde à casa do Infantado, no antigo Concelho de Sever e antiga comarca da Feira. Foi também do Concelho de Arouca e esteve anexada ao Concelho de Oliveira de Azeméis pelo Decreto de 21 de Novembro de 1895, que suprimiu o Concelho de Macieira de Cambra. Neste novamente se incorporou, aquando da sua restauração, por Dereto de 13 de Janeiro de 1898, passando ao de Vale de Cambra, ao abrigo do Decreto de 31 de Dezembro de 1926, quando este Concelho foi criado para substituir o anterior.

Atualmente, na Freguesia de Arões, criam-se e melhoram-se as estruturas que permitam à população fixar-se com razoáveis niveis de qualidade de vida.

Uma industria familiar crescente (avicultura, comércio, artesanato, carpintaria, serralharia e tipografia) juntam-se com a velha agricultura de subsistência e a pastorícia, co-habitando nas verdes margens dos dois afluentes do Vouga, Arões e Teixeira, rios truteiros servidos por límpidas águas, com quedas, açudes, praias e moinhos.

As aldeias tradicionais merecem uma visita, nomeadamente a da Felgueira, cujas casas mantêm a sua traça original e a da Lomba, com os seus telhados típicos em xisto.

As paisagens naturais da Freguesia de Arões, são também um motivo de atração por parte dos turistas, sobretudo as de serranias, já que não podemos esquecer que estamos em pleno maciço da Gralheira e num conjunto formado pelas serras de Montemuro, Arada e Gralheira e ainda pela Serra da Freita.

De destacar também os rios Arões, Teixeira e Cabrum, nos quais ao longo dos seus cursos, podemos encontrar belas praias naturais criadas pela própria natureza.,